
Campanha “Volta ao Mundo em Bicicleta”
Entre os dia 10 de maio e 22 de junho vai decorrer no Centro Comercial da Portela uma iniciativa destinada a angariar fundos para os Bombeiros Voluntários de Moscavide e Portela, com o objetivo de adquirir uma Viatura de Escada, para fazer face às necessidades de altura dos edifícios da urbanização da Portela e para os Escuteiros do Agrupamento 582 de Moscavide (CNE), com o objetivo de angariar verbas para a viagem aos Picos da Europa, a realizar em setembro de 2025.

A inciativa, que conta com o apoio do Ginásio Fitness Up Portela, celebra a primeira Volta ao Mundo em Bicicleta, protagonizada por Thomas Stevens, entre 1884 e 1886, tendo pedalado na altura cerca de 21.700 Km.
O objetivo desta Campanha Solidária é que os participantes façam o maior número possível de quilómetros, pedalando na bicicleta que vai estar disponível no Centro, contribuindo com 1 euro por cada quilómetro percorrido.
Estamos certos que, com apoio de todos poderemos alcançar os objetivos a que nos propomos e atingir a meta dos 21.700Km que nos permitirão dar um importante e decisivo contributo para duas instituições que tanto têm feito pela nossa comunidade.

THOMAS STEVENS
Pedalando uma penny-farthing, Thomas Stevens partiu de São Francisco, nos Estados Unidos da América, a 22 de abril de 1884 e chegou a Boston a 4 de agosto de 1884, completando então a primeira viagem transcontinental em bicicleta.
Seguiu de Boston até Nova York e cruzou de barco até Inglaterra. Atravessou a França, a Alemanha e o antigo Império Austro-húngaro, até chegar à Turquia. Foi impedido de atravessar o Afeganistão, voltou a Constantinopla e cruzou então o mar Vermelho e o mar Arábico. Atravessou a Índia e a costa leste da China, e concluiu a viagem de bicicleta no Japão, tendo chegado a Yokohama a 17 de dezembro de 1886. Regressou de barco a São Francisco em janeiro de 1887.
Enfrentou muitos desafios, incluindo condições climáticas adversas, terrenos difíceis e a necessidade de se adaptar a diferentes culturas, línguas e modos de vida, tendo documentado a sua aventura no livro Around The World On A Bicycle, publicado em 1887.
A viagem de Thomas Stevens totalizou cerca de 21.700 km, estabeleceu um marco na história do ciclismo e inspirou muitos outros a explorar o mundo sobre duas rodas.

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MOSCAVIDE E PORTELA
O Corpo Voluntário de Salvação Pública de Moscavide, mais conhecido por Bombeiros Voluntários de Moscavide e Portela, nasceram em 15 de Março de 1927, mercê dos esforços dum punhado de cidadãos residentes nesta Vila e preocupados com a falta duma organização vocacionada para efectuar socorros a doentes e feridos e para a extinção de incêndios e outros casos de calamidade pública.
Ao longo de quase cem anos de história, os Bombeiros Volutários de Moscavide e Portela têm zelado pela segurança e bem-estar das populações, tendo visto o seu trabalho largamente reconhecido, conforme atestam os vários prémios e medalhas atribuidas, de onde se destacam o Grau de Cavaleiro da Ordem de Benemerência, a medalha de Ouro da Câmara Municipal de Loures e a Medalha de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, entre muitos outros.
AGRUPAMENTO 582 DE MOSCAVIDE – CORPO NACIONAL DE ESCUTAS
O Corpo Nacional de Escutas (CNE) é a maior organização escutista em Portugal, sendo a principal representante do movimento escutista católico no país. Fundado em 1923, o CNE tem como objetivo promover a educação integral dos jovens, de acordo com os princípios do escutismo e com a doutrina cristã, focando no desenvolvimento de valores como a solidariedade, a cidadania, o respeito pela natureza e a formação de líderes.
O Agrupamento 582 de Moscavide, está situado na freguesia de Moscavide e Portela, que faz parte do concelho de Loures, na região metropolitana de Lisboa. Como a maior parte dos agrupamentos de escuteiros, o Agrupamento 582 de Moscavide oferece atividades regulares tais como: Acampamentos, programas educativos e sociais, além de participar em ações de voluntariado e apoio à comunidade local. Está inserido no Núcleo Moinhos de Vento da Região de Lisboa.

Partilhar