
Centro Comercial da Portela acolhe a 1.ª edição do Festival Literário de Loures
De 13 a 16 de fevereiro, a Portela de Loures acolhe a estreia deste novo momento cultural, pensado pela autarquia para todos os públicos e famílias do concelho. Os primeiros dias serão dedicados à comunidade escolar que já se está a preparar para receber três autores, com projetos inspirados no seu trabalho e na temática do urbanismo.
As primeiras sessões estão marcadas para quinta-feira, dia 13 de fevereiro, com os autores André Letria e Ricardo Henriques, e a última para sexta-feira, dia 14, com a premiada ilustradora Catarina Sobral.
No fim de semana, a programação do evento vai estar integralmente concentrada no Centro Comercial da Portela. É lá que se vão concentrar e dinamizar todo um conjunto de atividades para as famílias e para os mais novos, incluindo Oficinas, Horas do Conto, Conversas, Entrevistas de Vida e duas performances do Conservatório Artallis.
Sábado e domingo de manhã, a programação começa com a «Hora do Conto», onde a autora Sofia Fraga vai partilhar e contar as suas histórias com os mais pequenos.
Segue-se a oficina «A Nossa Cidade», dedicada às famílias, onde miúdos e graúdos podem, juntos, construir a sua cidade, desenhando ruas e edifícios, escolhendo a localização de jardins, teatros, escolas e até o melhor sistema de transportes públicos.
À tarde, os mais novos podem ainda dar forma à casa dos seus sonhos na atividade «A Minha Casa», que vai decorrer das 14h às 17h no piso 0 do Centro, em simultâneo com as Conversas e Entrevistas de Vida do Festival.
A primeira acontece no sábado, pelas 15h30, com Fernando Ribeiro e Martim Sousa Tavares, que vão falar sobre «Narrativas e Melodias», com a jornalista Maria João Costa. Logo a seguir, é tempo de conhecer de perto o percurso e trabalho de Rodrigo Guedes de Carvalho, numa entrevista de vida a Ana Daniela Soares. O Poeta da Cidade, pela voz de Pedro Freitas, assinala o fim de dia com a performance «Dialectos Poéticos».
Domingo, a partir das 15h00, João Tordo e Rita Redshoes vão estar à conversa sobre «Os Sons das Histórias», e a autora Dulce Maria Cardoso encerra esta primeira edição do festival com a segunda entrevista de vida do evento.
A entrada é livre e os autores vão estar disponíveis para autógrafos no fim das sessões.
PROGRAMA DO FESTIVAL


Partilhar